Sub-Título

Todas as segundas, quartas e sextas um artigo quentinho com opiniões aleatórias, questionamentos socráticos e visões confusas de mundo!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Onde o DETRAN enfia o meu dinheiro?

Vinha evitando tocar em temas muito práticos e cotidianos, querendo deixar os temas menos acalorados e políticos, mas não teve jeito... Quase todos os dias, enquanto toco minha carroça para o trabalho o caótico trânsito de nossa capital (acredito que nada muito diferente de qualquer cidade média a grande do Brasil) me traz à tona tal assunto. Motoristas mal-educados, pedestres afoitos, ciclistas tentando competir com carros por um espaço no asfalto e nenhum destes atores convivendo harmonicamente, os números assustam: foram 408 mortes no trânsito em 2014, possivelmente mais gente do que a quantidade de seus amigos no Facebook!

Daí a gente tende a pensar: culpa dos motoristas mal-educados, das pessoas imprudentes, dos bêbados, etc. E sim, temos alguma razão, no trânsito as pessoas se mostram como são, trajando suas armaduras de lata e vidro sentem-se mais livres para expressar todo o egoísmo e a pouca empatia de que são dotados. Então é isso, né?! O problema morre aí e só teremos um trânsito mais harmônico quando cada membro da sociedade for mais empático e gentil, certo?! ERRADO.

Temos um órgão muito importante em cada um de nossos Estados que se chama DETRAN (Departamento de Trânsito), este mesmo que vez por outra nos envia uma simpática correspondência com um código de barras nos apontando que não fomos gentis e educados no trânsito. Ou seja, temos um órgão de governo, com bastante gente empregada, que arrecada dinheiro todas as vezes que nos flagram sendo maus motoristas. Como o bolso dói as pessoas vão se esforçar para ser bons motoristas, além disso esse dinheiro todo arrecadado, já que temos muitos maus motoristas vai ser usado para fazer um trânsito melhor, certo?! ERRADO.

A primeira parte até é parcialmente verdadeira, um cidadão prefere andar na linha que reservar uma boa parte de seu orçamento para continuar dirigindo. O problema é que quando ele recebe muitas multas, ou tem muito dinheiro isso deixa de ter tanta importância. Ainda sim é louvável como os radares de velocidade conseguiram diminuir em número de acidentes em nossas vias. O grande cisma vem a seguir: com o que é feito com a montanha de dinheiro que se arrecadam com as multas. O Código de Trânsito Brasileiro dispõe, em seu art. 320 que “A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”. No entanto não dá para acreditar que muito dinheiro seja colocado nestas atividades, visto que todos eles parecem totalmente negligenciados aos olhos de qualquer motorista mais atento.

A engenharia de trânsito é uma piada, citando um exemplo do Distrito Federal: em Taguatinga temos um enorme cruzamento de uma pista rápida com duas mãos e suas respectivas marginais cortado por uma pista de duas mãos, em frente a um grande shopping da cidade, todos os dias à meia-noite os semáforos, que não possuem radares, ficam intermitentes e só voltam a funcionar às seis da manhã. Não preciso falar do perigo que é, né, ainda mais por ser uma região próxima a bares e boates, os acidentes graves são constantes. Já faz alguns anos e nunca mudou o esquema. A poucos quilômetros dali temos um cruzamento em uma rua erma, uma das vias do “cruzamento” é o estacionamento de um hospital psiquiátrico, pois bem aí temos um semáforo, com radar, que funciona 24h/7d! Legal, né?! Dá pra imaginar que existe alguém pensando no trânsito de nossa cidade??

Agora vamos à parte de educação no trânsito... Gostaria que levantasse a mão quem teve contato com alguma campanha decente de conscientização de trânsito no último ano. Uma campanha bacana, no trabalho, o filho que voltou da escolinha com uma cartilha do Detran, que tenha ouvido uma palestra com um palestrante bom... Não?! Imaginei... Nem para gastar uma pequena parte dos mais de R$ 150 milhões arrecadados em 2013 com uma mídia social decente, como faz a competente Prefeitura de Curitiba, sério, uma mídia social boa como a da Prefeitura ajuda demais ao órgão se aproximar de uma parcela significativa de cidadãos para dar seus recados.

No campo da fiscalização basta dizer que temos infinitos radares (pardais) nas vias, muitos que não funcionam e pouca coisa a mais. Por fim policiamento. Pergunto: alguém já foi bem orientado por um agente do Detran? Da minha experiência posso dizer que os soldados da PM do batalhão de trânsito dão um banho em qualquer “amarelinho” que parecem mais interessados em seus celulares e em possuir taseres do que orientar o tráfego...


Fecho aqui este singelo texto com a pergunta que vem a minha cabeça todos os dias quando estou no meu possante enfrentado nosso caótico trânsito: “Onde o DETRAN enfia o meu dinheiro?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário